quarta-feira, 29 de junho de 2011

Um breve síntese do texto. O qual chamou minha atenção...a linguagem audiovisual serve para que?

Este texto, no qual apresentei na fundamentação teórica, e novamente aqui. Por que é extremamente saber como é o processo e a utilização da linguagem audiovisual. Uma breve síntese do texto.
A linguagem audiovisual é composta pela linguagem verbal, sonora e visual. Conjugadas transmitem uma mensagem específica.
Cruz, Dulce relata no texto “Linguagem audiovisual” que a “linguagem cinematográfica é composta por uma totalidade de códigos chamados por Metz de específico e não específico” (2010, p.36). Código específico cinematográfico são os movimentos de câmera e montagem produzida no cinema. O não específico são códigos narrativos compartilhados com outra linguagem como vestuário, iluminação, cenário, cor e a execução dos atores. A seguir vamos relatar sobre o mesmo.
A iluminação – A matéria prima da fotografia é a luz e, por conseqüência, da televisão e do cinema. Iluminar é o trabalho de adaptar imagens pelo meio de contraste entre sombra e a luz existente na natureza.
Cruz afirma que a “iluminação da fotografia tanto estática como para cinema, trabalha como uma única referência: o sol” (2010, p.37). O sol é a grande fonte de luz e por onde baseamos a estética de todas as outras fontes.
Ao reproduzir o sol não é uma atividade simples, pelo contrário, o diretor de fotografia é responsável por acender a luz. Betton (1987, p.55) diz que é muito mais que isso, para ele a “iluminação é um cenário vivo e quase um ator”, criando ambiente, climas temporais e psicológicos.
Ao iluminar uma figura humana, têm três fontes de luz: a principal (luz dura, que mostra as características faciais e cria sombras duras), a luz de enchimento (serve para amenizar as sombras da luz principal) e a contra - luz (uma luz dura que dá profundidade na imagem e acrescenta luz aos cabelos). Esse conjunto de luz é o que usa na televisão, onde muitas vezes a iluminação procura simplificar o trabalho dos profissionais envolvidos, que se torna mais fácil e realista.
As fontes de luz podem ser entendidas através de seu direcionamento, que são a iluminação direta que é apontada sem nenhuma intervenção que modifique sua característica original, e a outra é a iluminação transmitida ou refletida é quando a luz é alterada sem eu percurso que modifica a qualidade.
Vestuário no filme pode destacar os diferentes cenários, podendo, por beleza ou contraste, que deixa sua marca no agrupamento de atores e no conjunto de um plano ou mesmo, ser modelado pela iluminação, dando luz ou apagado pelas sombras.
Segundo Martins (2003) o figurino que veste os personagens é considerado em três etapas:
1. Realista que esta de acordo coma realidade histórica (filme de épocas).
2. Para-realista quando o figurinista inspira-se na moda de época, tendo preocupação com o estilo e a beleza.
3. Simbólico quando a exatidão não importa e vestuário tem a missão de traduzir caracteres, tipos sociais ou estados de alma (uniformes de escravos)
Cruz aponta que “o cenário tem mais importância no cinema que no teatro, já que uma peça teatral pode ser representada com um cenário extremamente esquemático enquanto que o realismo da cena cinematográfica parece exigir obrigatoriamente o realismo do quadro e da ambientação” (p.45, 2010).
Martins (2003) diz que a redescoberta da cor se da em meados dos anos 1930, que mais tarde generaliza no ano 1950. Ao ressalta sobre a cor, é importante saber como a cor se impõe em filmes onde possa exibir ser caráter feérico (por exemplo, mundo das fadas), caloroso, artificial e invasor, como especialmente em comedias, filmes não realistas em entre outros. O cineasta não procura sistematicamente a reprodução correta das cores, que pode explorar tonalidades mais quentes ou frias, como finalidades artísticas, visando o contraponto com conteúdos dramáticos da imagem.
O desempenho dos atores, no cinema é bem diferente do que acontece no teatro, é porque no palco o ator pode levar ao mesmo tempo a forçar seu desempenho e a estilizá-lo, não precisa ser natural para ficar perfeito e no cinema a câmera se encarrega de por em evidência a expressão gestual e verbal, mostrando a interpretação que é feita nuance, interiorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário