Nos dias atuais,percebe-se que as mídias(Televisão,Internet,Rádio,Jornal.,etc...)estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos, e principalmente das crianças.
Diante desse fato, estudos revelam que a “televisão” tem se mostrado um dos veículos mais poderoso da era eletrônica, e por isso acabam de alguma maneira influenciando na vida das crianças, que “Passam em média,4 ou 5 horas por dia diante da televisão,como revela pesquisas recentes”.(Rego,2004.p.167).
Sabemos que muitas vezes a televisão é muito criticada,em virtude do conteúdo apresentado pelos programas,pois muito deles não apresentam um caráter educativo na vida dos pequenos.Desta forma,vale destacar,sobre a importância da mediação do adulto em relação aos programas assistidos pelas crianças,é fundamental que ele estabeleça limites e apresente para elas outras formas de diversão.
Porém ficou claro, nos estudos realizados na disciplina de Mídia Infância e Educação que:A criança não pode ser vista,portanto,como um receptor passivo, nem tampouco como um objeto de manipulação da industria cultural.Acriança age,reage,cria e se transforma a todo instante,já que é assim que internaliza os instrumentos de sua cultura e se incorpora ao mundo.Ou,seja,ela interage de modo ativo com aquilo que é veiculado na TV, no cinema ou teatro.Não há aqui também nenhum propósito de isentar os produtores assim como a própria sociedade,de suas responsabilidades com a criança.O fato de a criança interagir de modo ativo com os produtores culturais que lhe são ofertados,não a faz menos vulnerável.(Magalhães,2003,p.116).
Nenhum comentário:
Postar um comentário