quarta-feira, 15 de junho de 2011

A televisão e a imaginação infantil

Conversando com meu primo de cinco anos durante uma manhã, ele nos ensina como engatilha uma arma(Brinquedo), na ocasião perguntamos como ele sabia, e ele nos responde com muita naturalidade "O Welliton passou na televisão, que atirou naquelas crianças na escola", e mostrou todos os passos de como viu na tv.
Desta forma Gilka Girardello (2008) aponta que: O tempo que a criança passa assistindo TV aparece como fundamental na influência do meio sobre imaginação. (...) No caso de padrões de audiência relativamente baixos, a mediação adulta aparece como grande diferencial na qualidade imaginativa da experiência da criança com a televisão.A televisão pode mesmo nutrir a imaginação se a experiencia for guiada por um adulto que ajude a criança a contextualizá-la, a assistir TV criticamente e a compreender a linguagem do meio, suas riquezas e limitações.
Diante desses pontos de Gilka, sabemos que grande parte do criança assisti é por intermédio dos adultos, mas por exemplo neste caso, os desenhos animados que passam no período matutino na rede globo era o que ele estava assistindo, quando foi surpreendido com a notícia e imagens na televisão falando o que o criminoso havia feito.
Referencia: GIRALDELLO, Gilka. Liga, roda, clica: Estudos em mídia, cultura e infância. São Paulo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário