O que é indústria cultural de Teixeira Coelho
O texto faz um apanhado sobre o que indústria cultural, enfatizando que essa indústria é caracterizada por ações que dividem o mundo entre o bem e o mal. Aqui entra em questão a relação da indústria cultural com os meios de comunicação de massa. A cultura é vista, como cultura de massa para fins de consumo da produção e não para que haja entendimento e assimilação de conhecimentos que serão utilizados no cotidiano.
É como uma propaganda em que aparecem carrinhos andando sozinhos, como se eles tivessem vida, o que não é real. A criança imagina que se tiver com aquele bem de consumo irá fazer o que está posto diante da mídia.
A cultura de massa surgiu com a revolução industrial, refletindo o momento histórico.
A indústria cultural leva a sociedade a ser distintamente classificada em classes, onde uma classe se opõe a outra. A cultura nesse caso é frágil, como se fosse um produto qualquer, pois Cada pessoa, por exemplo ao ver uma novela em que fala de uma doença comoa aids, começa a elaborar um contexto de sofrimento que muitas vezes pode ser tratado e o doente pode levar uma vida normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário