Diante do trabalho realizado sobre mídias, ficamos surpresas com as respostas das duas crianças entrevistadas (com idades de cincos anos) ante ao questionamento sobre qual era a sua mídia preferida. Através do questionamento, obtivemos as mesmas respostas, o computador. Sendo que apenas uma das crianças (X1) possui acesso ao mesmo, tanto em casa como na escola. Vale ressaltar, que o acesso é mediado tanto por seus pais, bem como por seus educadores. Já a outra criança (X2) não tem acesso ao mesmo, nem em casa como na escola. Pois o computador de seu domicilio encontra-se estragado e em sua escola não possuí sala de informática.
É interessante ressaltar que mesmo ambas não tendo acesso livre ao mesmo, todas as duas crianças responderam que o computador é sua mídia preferida. Segundo Girardello (2008), numa pesquisa realizada com crianças da primeira série no ano de 2000 em Florianópolis, o computador foi indicado como uma das “mídias favoritas” por 100% das crianças entrevistadas.
Numa escola privada, a maior parte dos estudantes (64%) indicou computador entre suas mídias preferidas, e 100% delas tinham computador em casa; numa escola de favela, a totalidade das crianças (100%) também indicou o computador entre suas mídias favoritas, mas nenhuma delas (0%) possuía computador em casa ou tinha acesso a computadores na própria escola (GIRARDELLO, 2008).
Pode-se perceber que mesmo não possuindo acesso ao computador, grande parte das crianças afirma que o mesmo é a sua mídia preferida. Tal afirmação se dê ao motivo que o mesmo possibilita o acesso as notícias, fatos que acontece no mundo (através da internet), o uso de jogos, etc.
De acordo com Girardello (2008) o uso do computador com internet possibilita para a criança o surgimento da brincadeira narrativa, imaginativa, significativa, a verbalização de um faz-de-conta diante da tela, uma manifestação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário