quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Telespectador Infantil

A mídia está muito presente no cotidiano das crianças que nascem imersas nesse mundo com telefone, computadores, televisão, etc. Que acabam por assumir um papel significativo na construção dos valores culturais.
Desde muito cedo as crianças passam a maior parte do tempo com TV's ligadas , assistindo à programação que está disponível a todos, independente da classe ou idade. De uma maneira geral, estão sendo, estão sendo produtos daquilo que estão recebendo.
A televisão permanece um objeto pouco pensado. Sabe-se um pouco sobre os papéis da TV, sobre sua inserção nas diferentes culturas, seus modos de funcionamento, sua audiência, sua influência...
Mas esses trabalhos nunca tiveram um eco comparável aos que tratam de outros domínios do conhecimento.
E por quê? Simplesmente porque a TV, pela sua própria natureza, desperta fantasmas de poder ligados ao fato de que mesmas imagens são recebidas por todo o mundo. A esses fantasmas veiculados pelo senso comum, veio juntar-se o discurso critico dos intelectuais que acabaram vendo na TV um instrumento de estandardização e homogeneização culturais; um instrumento de isolamento dos cidadãos diante de uma recepção solitária e passiva. (Wolton,1995,p.19)
De uma maneira geral, crianças e adolescentes estão sendo produtos daquilo que estão recebendo e vivenciando em seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário