quinta-feira, 23 de junho de 2011

Publicidade na televisão...

Na entrevista com o diretor do filme “Pequenas Histórias”, Helvélcio Ratton, ela aborda diferentes questões relacionadas entre a criança e o cinema, aponta que o cinema deve agradar as crianças, mas, devem agradar aos adultos também. Evidenciando assim o direito da criança. Outro aspecto abordado foi a questão do ‘merchandising’ apresentado nos filmes e a relação com o consumismo.

Observando alguns livros disponíveis na Internet com relação a este assunto, aponto o livro Televisão, Publicidade e Infância de Inês Sampaio, este livro trata da publicidade na televisão e a infância. A autora aponta outros dois pesquisadores os quais dialogam sobre o consumismo transmitido através da publicidade. É fato que os programas televisivos são carregados de mensagens de apelo ao consumismo. Os infantis por sua vez não são diferentes. Infelizmente com este apelo consumista as crianças acabam sendo afetadas de maneira mais direta, uma vez que são ‘enganadas’ por propagandas de brinquedos lindos e mágicos. Ficando para os pais a tarefa de explicar que nem sempre é possível comprar o brinquedo desejado.

Fonte: SAMPAIO, Inês Silvia Vitorino. Televisão, Publicidade e Infância. São Paulo: Annablune, 2000 p.37. Disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=sh_A2T_2vlQC&oi=fnd&pg=PA7&dq=mídia+e+a+infância&ots=v_i99TRT4S&sig=p4TUAP0qfGhW5Rw_uhAF1aARwZs#v=onepage&q=m%C3%ADdia%20e%20a%20inf%C3%A2ncia&f=false

Acessado em 23/06/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário