sexta-feira, 1 de julho de 2011

As Mídias no cotidiano das crianças

Diante da socialização em sala,referente do conhecimneto da "mídia" pelas crianças,percebeu-se que as mesmas não fazem relação da "mídia" pela nomenclatura,porém,exlpicando para elas o que signica elas conseguiam identificar,como televisão,internet,jornal etc...
Foi possível identificar,nos resultados das pesquisas apresentado pelo grupo de sétima e oitava fase,do curso de pedagogia, na disciplina de Mídia e Infância,que as crianças menores se seis(6)anos elegeram como mídia favorita a "televisão,já,as crianças maiores de sete(7)anos,elegeram a internet(computador).Portanto,foi possivel concluir,durante a socialização,que há uma grande tendêcia da "mídia" internet,torna-se muito popular,e mais rápido do que se imagina,como já revelam algumas pesquisas.
Em relação a programação da TV direcionada ao publico infantil,percebeu que há pouco investimento,e que muitas vezes o carater apresentado para este publico não é educativo e muitas vezes de pouca qualidade.
Das emissoras pesquisadas,"Globo,Record,SBT,,Band,constatou-se que as crianças não são valorizadas,na questão da TV aberta. No entanto,mesmo as programações apresentarem pouca qualidade para as crianças,elas constroem seu imaginário,e sua próprias representações, a partir dos conteúdos que lhes são apresentados,ou,seja,"Pela mídia a criança tem acesso à (...) inumeráveis situações, informações e problemas em torno da vida social e natural, proxima e distante, sobre diversas facetas e dimenções do tempo e do espaço, numa linguagem complexa que resulta de uma combinação de varias linguagens''(Pinto, 2000 p.2660). E se eslas atribuem significado ao que circula pela midia é porque elas estabelecem uma relação intima com aquilo que faz parte do seu cotidiano. (Gomes, 2008p. 190).

Nenhum comentário:

Postar um comentário