Podemos dizer que hoje as novas tecnologias de informação e comunicação vêm alterando a maneira de ser e de viver de cada sociedade, de cada família, de cada cidadão. Atualmente as pessoas têm saído menos de suas residências para fazer coisas rotineiras, como pagar uma conta, comprar alguma coisa que deseja, pois logo recorrem ao uso da internet. O telefone já é menos utilizado quando se faz uso do Messenger, sem falar de algumas outras mídias que estão sendo cada vez menos utilizadas, a exemplo disso, temos o rádio. A criança desta família, conseqüentemente, está inserida no meio digital, onde o computador pode ser um instrumento importante e freqüentemente utilizado. Sendo assim, passamos a ser responsáveis por uma geração onde a mídia está inserida em grande proporção na vida dessas crianças (MOTA, 2007, p.12).
Se considerarmos a importância das mídias como agentes de socialização e educação das novas gerações, “é imprescindível entender como elas funcionam para a compreensão de como se dão esses processos” (BELLONI, 2010, p.62).
A escola, como parte integrante dessa sociedade, com a preocupação de formar cidadãos críticos, busca formas de se adequar as novas tecnologias.
Hoje, em várias pré-escolas brasileiras, tanto da rede pública como privada, evidencia-se o uso da internet pelas crianças pequenas. Inclusive em uma pesquisa realizada com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, no município de Florianópolis, o uso do computador foi citado como sendo a mídia preferida entre as crianças. Porém, nem todas as crianças tinham tido acesso a essa mídia, pois algumas sequer tocaram em um teclado de computador. (FANTIN; GIRARDELLO, 2008, p. 128).
O uso do computador pelas crianças exige critério, pois se pode afirmar que existem materiais pedagógicos de boa qualidade disponíveis na rede, mais é necessário que o profissional se disponha a procurar (FANTIN; GIRARDELLO, 2008, p. 129).
Quando os educadores utilizam recursos tecnológicos de comunicação, é fundamental que compreendam as características dessas tecnologias, para depois empregar seu uso, de maneira que venha a contribuir no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças.
Se considerarmos a importância das mídias como agentes de socialização e educação das novas gerações, “é imprescindível entender como elas funcionam para a compreensão de como se dão esses processos” (BELLONI, 2010, p.62).
A escola, como parte integrante dessa sociedade, com a preocupação de formar cidadãos críticos, busca formas de se adequar as novas tecnologias.
Hoje, em várias pré-escolas brasileiras, tanto da rede pública como privada, evidencia-se o uso da internet pelas crianças pequenas. Inclusive em uma pesquisa realizada com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, no município de Florianópolis, o uso do computador foi citado como sendo a mídia preferida entre as crianças. Porém, nem todas as crianças tinham tido acesso a essa mídia, pois algumas sequer tocaram em um teclado de computador. (FANTIN; GIRARDELLO, 2008, p. 128).
O uso do computador pelas crianças exige critério, pois se pode afirmar que existem materiais pedagógicos de boa qualidade disponíveis na rede, mais é necessário que o profissional se disponha a procurar (FANTIN; GIRARDELLO, 2008, p. 129).
Quando os educadores utilizam recursos tecnológicos de comunicação, é fundamental que compreendam as características dessas tecnologias, para depois empregar seu uso, de maneira que venha a contribuir no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário