terça-feira, 5 de julho de 2011

Midia e Infância

Na pesquisa sobre programa infantil foi observado que a emissora transmite 29 programas, sendo que, 28 são adultos e apenas 01 atinge o público infantil, ou seja, a emissora produz 3,4% de programas infantis, este denominado TV Globinho que tem duração de 1:20h no período matutino entre 10:40 a 12:00h. Ao assistir o referido programa entre os dias 16 a 20 de maio de 2011, foi observado que a programação não é totalmente voltada ao público infantil, ou seja, no primeiro bloco é transmitido um seriado chamado iClarly, que em resumo trata-se de uma série onde adolescente na faixa de 12 e 13 anos interagem entre si na s diversas situações do dia-a-dia. No segundo, terceiro e quarto blocos os apresentadores falam pouco e, passam os respectivos, desenho animado Bob Esponja, Pingüins de Madagascar e Os Simpsons e, no último bloco os apresentadores entram para se despedir. Ao analisar a categoria, o gênero e o formato do programa identificou-se que no site da emissora o programa TV Globinho tem classificação etária para 10 anos, o formato e as falas dos apresentadores são voltados ao público entre 7 e 10 anos. Também, foi avaliado o conteúdo, os objetivos, os personagens, a composição do cenário (objetos, cores, luzes, movimentos da câmera), os temas que abordam, os valores que promovem, se trazem mensagens de violência, de preconceito, mensagens positivas e entre outros, face ao exposto, o conteúdo do programa é pobre de informação, os apresentadores quase não aparecem, somente no primeiro bloco pra apresentar a programação e no último para se despedir. O cenário parece um quarto de adolescente e a bancada de onde eles apresentam o programa é como se fosse uma mesa de estudo com lápis, livros e bichos de pelúcia, as cores chamam muito atenção por serem vibrantes. Aparentemente não existe movimentação de câmera, pois os apresentadores ficam sentados durante todo o tempo. Outro fator que identificou-se foi a visão de infância que compõem o programa, ou seja, pureza infantil, adulto miniaturizado, criança adultizada, promessa de futuro, símbolo de esperteza, sujeito de direitos, apelo de consumo, com isso, verificou-se que o perfil dos apresentadores são adultos miniaturizados, pois são 2 adolescentes com idade aproximada de 16 anos querendo se passar por crianças e, por fim, analisou-se o que é veiculado nos intervalos comerciais, a maior parte dos comerciais são voltados ao público adulto, mas não são inadequados as crianças, além disso, os comerciais para o público infantil, são aqueles voltados ao consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário