segunda-feira, 11 de abril de 2011

Construção contínua do conhecimento

Olá Pessoal,

Vimos na apresentação dos trabalhos em sala, o quanto as TIC's estão presentes, pois bem, diante desta discussão achei uma artigo on-line, no qual avalia a presença das TIC's no meio educacional, e como os professores estão lidando com essa mudança e atualização contínua.

Apresentarei alguns itens levantados pela autora no artigo "Professores Conectados". A autora começa com um levantamento histórico, indicando que a partir da década de 70, houve um aumento das tecnologias, a seguir aponto a questão da utopia da atualização profissional, muitas vezes as capacitações são criadas, mas no entanto, não acompanham a realidade das escolas, o que causa um descompasso entre as partes.

Outra discussão que se tem no meio educacional é a questão da cobrança com relação aos cursos de capacitação, mas, a mesma não é fornecida e oportunizada pelos orgãos responsáveis. Mas aponta também que a formação nas novas tecnologias educacionais é uma construção contínua. É espantoso pensar que em 1981 já tínhamos um seminário de educação tecnológica brasileira, no entanto, é possível vermos a resistência de certos profissionais com relação à utilização das novas tecnologias.

As vezes parece um discurso de senso comum, por isso é colocado também que faz necessário que o profissional tenha carga horária disponível para tais ações. Em contrapartida o acesso entre os profissionais foi ampliado devida a grande oferta de cursos de graduação à distância. Concordo que o acesso aumentou, mas não significa que houve uma ampliação na utilização das TIC's por parte dos professores já formados na área. Outro dado apontado é o fato que a falta de presença dos profissionais em possíveis capacitações, ou a procura por aprenderem a programar tais programas, tem um resultado prejudicial aos alunos, sendo assim, os laboratórios ficam fechados, quer seja, por falta de profissionais ou por já estarem obsoletos.

Para quem quiser acompanhar na integra o artigo, o mesmo está disponível em <http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/pal7.pdf>.

Até mais pessoal...

Abraço.

Um comentário:

  1. Oi Camile,

    Muito interessante, importante e atual a discussão que apresentas. Aliado ao não uso das TICs nas instituições educacionais está a não exploração do conteúdo e da linguagem das mídias pelos professores. E tal exploração não significa apenas a facilitação da aprendizagem de certos conteúdos (mídia como ferramenta de ensino), mas sim de tratar a mídia como conteúdo a ser estudado, analisado, criticado... Mas, para isso, é preciso que o professor tenha conhecimentos acerca das mídias, de seus diferentes formatos, conteúdos, linguagens e estruturas.
    PS: Publique o link do artigo novamente, não está aparecendo.
    Um abraço!

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