quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reflexão sobre a televisão

Através de textos lidos na aula de Mídia e Infância, minha visão em relação de que a TV influencia mudou. Assim como Rego (2004) cita:


“é preciso examinar com mais cautela a complexa relação existente entre os conteúdos apresentados na tela da TV e os presentes na sociedade. Aonde esses temas se originam? O fato de uma criança passar horas excessivas assistindo TV deve-se ao poder irresistível da TV ou à falta de opções e espaços de lazer e entretenimentos no espaço urbano? Será que a violência e a sexualidade precoce não são retratadas na TV porque já existem na sociedade? Existe uma transferência para o veiculo das relações que, originalmente, são sociais. Desse modo a TV absorve e recoloca para o público, ‘com tintas mais fortes’, os temas (dilemas, medos, preconceitos, visões e etc.) que vem da sociedade.”

Penso que a TV não somente influencia, ela apenas transmite o que está acontecendo ao nosso redor, ou seja, o que está acontecendo na sociedade em que vivemos.
Porém, devemos refletir que a TV assistida pela maior parte da população não oferece programas com cultura, temas interessantes e educativos, e sim programas que tem o intuito de fazer com que os telespectadores se apeguem à determinada programação fazendo com que a audiência aumente. Ou seja, a “TV aberta” não se preocupa com a qualidade de suas matérias, e sim em aumentar a sua audiência, seja apelando com a sexualidade (mulheres seminuas) ou com programas de fofoca que vivem mostrando e falando da vida dos famosos e etc.
Podemos refletir que o ideal seria que o público tivesse uma maior variedade de opções, como por exemplo: aos canais de TV à cabo, que possuem programas com maior qualidade, educativos e interessantes. Pena que a maioria da população não tem acesso à essa programação e que essa modalidade não tem um crescimento significativo em nosso país, devido principalmente à baixa renda da maioria da população do Brasil.
Concluindo, penso que a TV não possui uma influência muito significativa no pensamento da maioria das pessoas, porém acredito que a TV, principalmente a “aberta”, poderia melhorar e muito a sua programação, pensando na qualidade do seu conteúdo e não em ficar trabalhando somente na função de aumentar a sua audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário