sábado, 16 de abril de 2011

As Tecnologias da Inteligência

Diante da diciplina Mídia e Infância II, senti a necessidade de aprofundar mais esses estudos, com a intenção de poder contribuir novas informações sobre a mídia em nossos encontros em sala de aula. Num diálogo com Luciana professora da EJA,do município de Florianópolis, a mesma relatou que a tecnologia atual permite a interação global e instantânea. Mencionou também,que sabendo fazer um bom uso das tecnologias, acha essa ferramenta espetacular. Exemplificou comparando a memória do ser humano parecia com a memória de um computador, pois tudo tem conexão. Achei interessante a colocação dela, questionei o porque desse exemplo. Respondeu que segundo Pierre Lévy, conceitua Hipertexto, com um conjunto de nós ligados por conexões. Então para compreender melhor o que seria hipertexto fui pesquisar. Levy conceitua Hipertexto, a mesma coisa que Hiperlink ou link determinada palavra ou imagem que tem a função de interconectar diversos conjuntos de informações.Usa como exemplo, a frase "a maçã contém vitaminas". Cada pessoa acaba lendo a frase a partir de múltiplas associações... Tem aquele que associará a maçã como um recurso para se fazer uma boa dieta nutritiva e assim emagrecer. Outro vai se preocupar com os tipos de vitaminas encontrada no fruto e assim por diante. Entretando, cada um contextualiza a frase, de acordo com as informações que detém. Cada sujeito relaciona o conteúdo da mensagem com suas associações cognitivas. Assim o hipertexto é sempre uma linguagem associativa não linear.

2 comentários:

  1. Oi Marissol,

    Como os hipertextos, citados por Pierre Levy, podem ser relacionados com a "captação/recepção" dos conteúdos das mídias pelas crianças? Ou com a relação que se estabelece entre as mídias e as crianças?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo prático, quando a criança desenha ela cria configurações para representar os objetos que lhe transmitem sentido, e essas novas figuras criam novos campos de realidade ou seja, ela cria elementos dela extraidos, fazendo surgir realidades ficticias que também tem suas próprias significações. Então o hipertexto se dá, da mesma forma, oferece condições para que a criança se familiariza com novas informações, de modo que, esta torna-se ignificativa para ela. Sendo assim e assim, consegue estabelecer links com outras realidades vividas.

    ResponderExcluir