Sempre vi a presença da mídia na infância como um aspecto negativo, pois acreditava que esta só teria conteúdos que nada ensinariam às crianças e então, antes de iniciar os estudos da disciplina Mídia, Infância e Educação, nunca questionei essa minha visão a respeito das mídias.
Ao ler o texto Produção Cultural infantil diante da tela, de Gika Girardello pude repensar minha opinião. Com um olhar mais critico e teórico, pude ver as relações das crianças com a internet de outro modo.
O que mais me chamou a atenção foi o fato de que brincando na internet, as crianças não estão necessariamente fazendo algo “bobo” e pouco inteligente, pois ali elas também experimentam brincadeiras de faz-de-conta, muitas vezes fantasiando em voz alta em frente à tela, o que a autora chama de “brincadeira narrativa”.
Como pedagogas, sabemos a importância do brincar e do faz-de-conta, pois nela a criança desenvolve condições favoráveis ao desenvolvimento da imaginação. Essas brincadeiras podem acontecer junto à internet e à televisão, pois essas estão presentes na vida das crianças desde muito pequenas. O que vai fazer toda a diferença nesses momentos em que a criança se envolve com as mídias é sem dúvida a mediação do adulto, pois esse deve oferecer condições em que as crianças reflitam uma postura crítica sobre aquilo que vivenciam diante às telas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário